(linux-br) Deletar rotas no debian

Juliano F. Ravasi ml em juliano.info
Terça Abril 8 14:02:19 BRT 2008

SpeedRS (Webmaster) wrote:
> Estou com dificuldades para excluir algumas rotas do meu servidor que uso
> como gateway. Gostaria de ajuda para deletar essas rotas.
>
> (...)
> 72.14.209.86    -               255.255.255.255 !H    0      -        0 -
> 72.14.209.87    -               255.255.255.255 !H    0      -        0 -
> 72.14.209.85    -               255.255.255.255 !H    0      -        0 -

Alguém não gosta de orkut na sua empresa... o grande problema é que seja
quem fez isso, usou a forma errada de filtrar tráfego. O iptables
deveria ter sido usado para essa finalidade.

O Linux não adiciona rotas IPv4 sem que seja ordenado a fazer isso. A
primeira coisa que você deve fazer é descobrir como essas rotas foram
adicionadas à tabela de rotas. Se você não verificar de onde elas foram
adicionadas (é bem provável que esteja em /etc/rc.local ou algum outro
arquivo de inicialização), quando reiniciar o roteador elas serão
adicionadas novamente.

O comando 'route' é mais ou menos obsoleto no Linux. É mantido mais por
compatibilidade com BSD e para não quebrar milhares de scripts já em uso
hoje. Procure usar 'ip route' ao invés disso.

Para remover as rotas, depois que você tiver descoberto e corrigido
aonde elas foram adicionadas, use:

ip route del 72.14.209.85
ip route del 72.14.209.86
ip route del 72.14.209.87

--
Juliano F. Ravasi ·· http://juliano.info/
5105 46CC B2B7 F0CD 5F47 E740 72CA 54F4 DF37 9E96

"A candle loses nothing by lighting another candle." -- Erin Majors

* NOTE: Don't try to reach me through this address, use "contact@" instead.